pracima
icon
Minha sacola
Sacola Vazia

Francisco Solano López

Filtrar

Nascido em Buenos Aires, Solano López iniciou sua carreira em 1953 trabalhando para a editora Columba onde ilustrou a série Perico y Guillerma. Trabalhando na Editorial Abril conheceu Héctor Germán Oesterheld, designado para ilustrar sua série Bull Rocket para a revista Misterix. Colaboraram nas séries Pablo Maran e Uma-Uma, antes de se juntarem para fundar a editora Editorial Frontera de Oesterheld. Para a primeira publicação do mensal Hora Cero da Frontera, a equipe produziu a série Rolo el marciano adotivoe El Herói. López também alternou como artista na série Ernie Pike com Hugo Pratt, Jorge Moliterni e José Antonio Muñoz. Em 4 de setembro de 1957, na publicação de Hora Cero Suplemento Semanal, a série de ficção científica El Eternauta fez sua primeira aparição.

Um sucesso, El Eternauta chamou a atenção das autoridades porque a série apresentava comentários sobre a situação política da Argentina e do vizinho Chile, levando Solano López a fugir para a Espanha para evitar uma possível prisão. Em 1959, Solano López começou a trabalhar para a Fleetway em Madrid e mais tarde em Londres, produzindo obras de arte para uma série de séries, incluindo Galaxus: The Thing from Outer Space, Pete's Pocket Army, The Drowned World, Janus Stark e Kelly's Eye.

De volta à Argentina, Solano López retomou a colaboração com Oesterheld em El Eternauta II em 1968 com uma nova editora, Editorial Records. Também iniciou trabalhos na saga de ficção científica Slot-Barr com o escritor Ricardo Barreiro, e na série policial Evaristo com Carlos Sampayo. No final da década de 1970, Solano López fugiu novamente da Argentina após perseguição das autoridades, e de Madrid organizou a publicação de El Eternauta e Slot-Barr com as revistas italianas LancioStory e Skorpio. 

Na década de 1990, Solano López produziu trabalhos no gênero quadrinhos eróticos, conseguindo sucessos com El Prostíbulo del Terror, a partir de uma história de Barreiro, e Silly Symphony, feita para a revista Kiss Comix .

Solano López morreu em 12 de agosto de 2011, vítima de hemorragia cerebral.