Alex Horley é o nome artístico de Alessandro Orlandelli, nascido na pequena cidade de Opera, nos arredores de Milão, Itália. Seu amor pelo fantástico surgiu cedo, ao ler seus quadrinhos favoritos da Marvel nos anos setenta. Ele começou a tentar desenhá-los quando estava no jardim de infância e até aprendeu inglês sozinho lendo histórias em quadrinhos. Nessas páginas ele estudou estilos de mestres como Jack Kirby, Gil Kane, Gene Colan, bem como John e Sal Buscema. Anos mais tarde, seriam os escritos de Robert E. Howard que alimentariam sua imaginação e amor pelo gênero de fantasia. Ele então descobriu a arte de Frank Frazetta na capa da série de quadrinhos Conan the Destroyer. Ele procurou nas livrarias mais de seus trabalhos e encontrou The Fantastic Art of Frank Frazetta Volumes 1-4.
Após o colegial, ele foi direto para o Art College e foi aceito na prestigiada Academia de Belas Artes de Milão. Durante o primeiro ano foi convidado a estagiar no museu da academia “Galeria de Brera”. Qualquer tempo livre que ele tinha era gasto pintando suas próprias ilustrações de estilo fantasia e frequentando as lojas de quadrinhos locais. Ele começou a colecionar publicações Pulp, Vampirella, Creepy, Eerie, bem como livros sobre todos, de Caravaggio a Waterhouse. Durante este tempo ele também descobriu as obras de Richard Corben e Simon Bisley. Ao lado de Frazetta, esses dois artistas seriam as influências mais fortes sobre ele no desenvolvimento de suas próprias habilidades como pintor.
Depois de se formar na academia, ele criou o nome “Alex Horley” porque achou que seu nome verdadeiro seria muito difícil de ser lembrado por editores em potencial e sentiu que ocupava muito espaço ao assinar seu nome em suas obras de arte originais. Iniciou imediatamente a sua carreira profissional criando capas para revistas de videojogos e RPG em todo o mercado europeu. Logo cedo ele fez uma viagem a Londres para se encontrar com os editores de Monster Massacre e Blackball Comics . Ele foi imediatamente contratado para várias pin-ups. Ele também começou a trabalhar para a Marvel Itália e a produzir designs de personagens para The Mutant Chronicles publicado pela Acclaim/Dark Horse .
Foi então que os editores e diretores de arte da DC Comics descobriram o trabalho de Alex. Ele assinou contrato para uma minissérie Lobo, várias capas pintadas e layouts de histórias para as divisões DC e Vertigo. Ele também fez parte da Batman Master Series. Um grupo de cartões colecionáveis posteriormente reimpressos em um livro de arte em formato de capa dura.
Alex então entrou no mundo dos quadrinhos em formato adulto. Ele foi contratado por Glen Danzig para produzir diversas pin-ups e layouts de histórias para sua Verotik Comics . Ele também iniciou uma série de projetos para a Penthouse Comix e recebeu uma resposta esmagadora de seus leitores. Além disso, iniciou os designs e layouts de "Sharky", uma nova minissérie da Image Comics . Ele também foi escolhido para ser um dos artistas a aparecer na Frank Frazetta Fantasy Illustrated Magazine.
O proprietário e editor da Heavy Metal Magazine , Kevin Eastman, contatou então Alex. Depois de completar um conto de oito páginas para a publicação, Kevin pediu a Alex que produzisse capas e arte de calendário anualmente, juntamente com uma série de pôsteres de edição limitada.
As capas e pôsteres apresentavam sua musa Stacy E. Walker , uma das modelos de figuras mais conhecidas do gênero fantasia e quadrinhos. As colaborações tornaram-se tão populares para a publicação que produziram uma estátua baseada na sua pintura de assinatura “Red Stacy”, bem como no seu próprio calendário. Uma escultura de 12” x 18” de sua icônica imagem da capa do Galactic Cop está prevista para ser lançada em 2012. A dupla também foi convidada no Heavy Metal Booth na San Diego Comic Con por cinco anos antes de se destacar por conta própria.
Além do Heavy Metal, Alex produziu capas para inúmeros quadrinhos e revistas, incluindo títulos para Devils Due , Vampirella e Comic Book Buyers Guide . A DC Comics então convocou Alex para pintar completamente a minissérie de seis edições “Lobo Unbound”. A primeira edição esgotou instantaneamente e a DC Direct pediu a Alex para projetar uma estátua de edição limitada de alta qualidade com base na arte da capa da edição. Mais tarde, eles pediriam a Alex que produzisse a arte da caixa de um boneco do Lobo produzido pela Mattel para ser vendido exclusivamente na San Diego Comic Con.
Durante esse tempo, Alex começou a trabalhar com a empresa de jogos Wizards of the Coast em um dos jogos de cartas colecionáveis mais populares do mundo, Magic: The Gathering , e produziu mais de 120 cartas para o jogo. Ele também fez parte de um seleto grupo de artistas escolhidos para trabalhar em seu jogo Harry Potter . Mais recentemente, ele foi escolhido pelo diretor de arte para trabalhar em sua nova série de quadrinhos para internet, Path Of the Planeswalker. A série provou ser tão popular que também foi publicada como uma antologia gráfica de 160 páginas. Um pequeno livreto com uma amostra do capítulo de Alex foi produzido e distribuído como um item promocional de edição limitada na San Diego Comic Con, bem como em outras grandes conferências de jogos.
Não demoraria muito para que as imagens explosivas de Alex chamassem a atenção de diversas empresas licenciadas e celebridades. Ele começou uma série de impressões celulares de edição limitada para a inovadora empresa Laser Mach, Inc. Ele produziu arte exclusiva com os personagens da Marvel Comics para a Tower Records e os parques temáticos da Universal . Gene Simmons da lendária banda KISS encomendou a Alex diversas peças para trazer impacto visual a diversos projetos que está em desenvolvimento. Alex produz consistentemente uma variedade de arte para o músico e cineasta inovador Rob Zombie , incluindo storyboards coloridos e arte publicitária para seus filmes.
No início de 2010, o roqueiro lançou seu quarto álbum solo “Hellbilly Deluxe 2: Noble Jackals, Penny Dreadfuls and the Systematic Dehumanization of Cool” e antes de se despedir do todo-poderoso CD após os downloads digitais, Zombie pensou em dar uma chance. grande despedida. “Adoro poder envolver grandes artistas na arte do meu CD e desta vez é o melhor até agora. Reuni três dos principais artistas para contribuir com algumas novas artes de zumbis matadoras para o livreto. Esses três masters adicionaram um toque incrível ao pacote do CD que tenho certeza que você vai adorar.” Alex é um desses três mestres e tem quatro pinturas com destaque no encarte do CD.
Além de Zombie, ele também criou a arte da capa do CD de dois lançamentos da banda de heavy metal “Blood Tsunami”, bem como de uma das maiores estrelas pop/rock da Itália, “Lorenzo Jovanotti”.
O versátil talento artístico de Alex também lhe permitiu expandir-se para uma ampla variedade de novos mercados. Ele foi contratado para criar uma capa no estilo “pop art” para a revista Psychology Today , juntamente com uma história interna. A arte foi tão bem recebida que foi licenciada pela sua congénere europeia Focus Magazine . Focus é uma das revistas mais populares da Europa, com uma tiragem de seis milhões. Depois que a arte apareceu na capa da edição italiana, ela foi escolhida também pela Espanha e pela Grécia. A revista de moda de ponta Flaunt pediu a Alex para produzir duas capas alternativas com Siena Miller e Topher Grace para complementar suas publicações de moda de interiores. A prestigiada agência de publicidade Cramer Krasseltde Chicago pediu a Alex que produzisse a arte publicitária da Broan Company para veiculação em publicações comerciais na América do Norte e no Canadá. Ele também foi selecionado como um dos cinco artistas renomados a serem apresentados em um conjunto de arte em flash de tatuagem de edição limitada Masters of Fantasy, produzido pelo distribuidor líder na área, Bullseye Tattoos. Ele também criou a arte da capa do projeto e posteriormente foi disponibilizada em edição limitada. Ele também completou a arte da embalagem de uma nova série de brinquedos Action Man para o mercado europeu da Hasbro .
Em seguida, Alex começou a trabalhar com a Upper Deck Entertainment Company em vários de seus novos jogos de cartas colecionáveis. Ele produziu cartas e artes de caixa para o jogo Verses apresentando personagens da Marvel e DC Comics. Sua arte também apareceu na série Marvel Masterpiece . A empresa ficou tão impressionada com a arte da embalagem que ele criou para o conjunto “Marvel Team Up” que foi convidado a criar a primeira arte da caixa do jogo “Piratas do Caribe” em associação com a The Disney Company. Logo depois, ele foi convidado a começar a produzir arte para um novo jogo baseado em uma das maiores propriedades da indústria de jogos de computador, “World of Warcraft”. Depois de completar uma turnê de autógrafos bem-sucedida pela Europa para lançar o jogo, Alex foi convidado a criar a arte de uma caixa de cartão de colecionador empilhável especial para seu mercado. Suas ilustrações chamativas se tornaram instantaneamente favoritas entre a equipe de criadores de jogos da Blizzard Entertainment.. Ele foi o primeiro membro não-funcionário da Blizzard aprovado para produzir arte para a embalagem do jogo, bem como para sua linha de produtos licenciados. Sua arte original é muito cobiçada por seus funcionários e há mais de doze de suas pinturas penduradas nas sedes da empresa. O vice-presidente executivo e cofundador da Blizzard, Frank Pearce, adora sua opinião sobre seus personagens e é o orgulhoso proprietário de mais de seis de suas pinturas. Ele generosamente emprestou uma de suas pinturas para uma exposição sobre World of Warcraft e Emerging Media no Laguna Museum of Art em Laguna Beach, Califórnia. No outono de 2010, o Museu de Arte Contemporânea in Taiwan featured 700 pieces of art from Blizzard Entertainments Diablo, Starcraft, and World of Warcraft in a series titled “Fights, Flights and Frights Inside the Storm”. It was the first time Blizzard had an exhibition of its art overseas. Alex’s 16x20 oil painting of “Tosh from Starcraft and owned by Blizzard Entertainment was prominently featured in the exhibition. Alex was extremely honored to be included in both of these unique and prestigious events. Alex quickly became a huge fan of the company and its staff members and spends a good amount of with them at their offices in Irvine California and has a contract with their Creative Development Department. He considers working with Blizzard as the best job he has ever had and looks forward to a long creative relationship with the company.
Alex continua recebendo ótimas críticas por seu trabalho em todo o mundo de algumas das maiores publicações da área, incluindo Fantasy Art Now , The Future of Fantasy Art , Spectrum Fantastic Art , ImagineFX , Beckett Massive Online Gamer , DRAW e China's Fantasy Art Magazine.. O Alex Horley Sketchbook foi lançado em agosto de 2009 em três formatos: Trade Paperback, Hard Cover e Deluxe Limited Edition Slipcase Hardcover. É a primeira retrospectiva de seu trabalho, repleta de mais de 200 ilustrações, desde desenhos de bastidores e preliminares até suas pinturas triunfantes e acabadas, juntamente com seus próprios comentários pessoais aprofundados. Uma retrospectiva colorida de seu trabalho está em fase de planejamento para lançamento futuro.
Olhando para o futuro, a agenda de Alex está lotada. Ele está ansioso por todos os projetos emocionantes em que trabalhará com a Blizzard, além de continuar seu trabalho com quadrinhos, histórias em quadrinhos e capas. Ele também espera expandir sua carreira mais profundamente nas áreas de design conceitual e storyboards para videogames e longas-metragens.
Mais recentemente, ele formou uma produtora com sua parceira e musa Stacy E. Walker e o nome “Alex Horley” é agora uma marca registrada da Blaze Productions Inc. , onde estão atualmente em andamento planos para desenvolver plenamente suas próprias ideias inovadoras no mundo da fantasia. gênero, bem como as artes do entretenimento.